O Clube da Floresta “A Bolota” iniciou a campanha de sementeira de bolotas e azevinhos no dia 24 de outubro. Pela manhã, os alunos da Clube da Floresta da EB de Vila Verde reuniram-se na Horta Pedagógica para realizar a primeira atividade deste ano: uma grande sementeira de bolotas do nosso carvalho-alvarinho (Quercus robur) e uma sementeira de azevinhos (Ilex aquifolium).

O Sr. Abílio Martins, da Associação ALVA e nosso parceiro neste Clube, foi o grande mestre desta maratona de sementeiras, pois explicou com muita mestria as técnicas para as realizar, nomeadamente com selecionar as bolotas saudáveis.

A “Brigada da Floresta”, alunos que constituem este Clube da Floresta “A Bolota”,  tem como principal objetivo “promover o conhecimento e proteção dos ecossistemas existentes na escola e nas zonas envolventes”, dando particular importância à floresta e às espécies autóctones.

As propostas de atividades para este ano são as seguintes:

• recolha de sementes e criação de viveiros de árvores autóctones;
  • pesquisa e identificação das árvores presentes nos jardins da escola;
  • identificação e mapeamento de plantas invasoras;
  • divulgação dos efeitos das plantas invasoras nos nossos ecossistemas;
  • participação em projetos de reabilitação de áreas ardidas (em articulação com o Município de Vila Verde);
  • participação em “trilhos em zonas de carvalhais” no concelho de Vila Verde.

Na manhã já referida, tivemos o privilégio de semear cerca de 400 bolotas de carvalhos-alvarinho e realizámos também um sementeira de azevinhos (Ilex aquifolium) para no futuro se transplantarem para pequenos vasos. No final do ano letivo, todas as plantas serão recolhidas pela Associação ALVA e levadas para os Hortos da Associação (em Tibães) para no terceiro ano serem utilizadas em campanhas de plantação em zonas de Baldios ou zonas ardidas no nosso Concelho ou noutros concelhos do Distrito de Braga.

Resta agradecer a todos os alunos do Clube da Floresta “A Bolota”, ao sr. Abílio Martins, da Associação ALVA, e à D. Cristina Carneiro (Coordenadora dos Assistentes Operacionais), todo o trabalho e dedicação a este jovem Clube do Projeto Eco-Escolas da EBVV.