No dia 4 de novembro, a mãe e o avô de uma criança do Grupo 4 vieram à Escola Básica n.º 2 de Vila Verde (CEVV) fazer uma atividade sobre o “Ciclo do Milho” que envolveu os 6 grupos do pré-escolar.

Inicialmente, as crianças observaram o desenvolvimento da planta do milho em diferentes fases do crescimento através de várias plantas trazidas pela mãe. Posteriormente, descobriram que o milho tem uma função importante na nossa alimentação, quer na sua forma natural – o grão, quer na sua transformação em farinha. Também serve para alimentar diversos animais.
Ouviram contar como é que o milho é transformado em farinha: Do milheiro sai a espiga que é levada para o espigueiro, depois é desfolhada e debulhada, na eira. Depois o milho vai em sacos, no carro do burro, para o moinho de água (pois em Vila Verde só há moinhos de água – referiu a mãe) onde é feita a farinha. A farinha volta no burro para a casa das pessoas para fazer o pão.
Nesta fase, as crianças observaram, tocaram e cheiraram diferentes farinhas: centeio, milho e trigo. Puderam ainda fazer uma desfolhada.
O avô Joaquim mostrou como se fazia o pão e quais os ingredientes necessários para a sua confeção.
Aprendemos ainda alguns dizeres tradicionais que, de geração em geração, foram chegando aos nossos dias, fazendo parte do património oral português:
“Assim se amassa, assim se peneira, assim se dá volta ao pão na masseira” (enquanto se amassa o pão).
“São Mamede te levede, São Vicente te acrescente, e que dê para muita gente” (quando se põe o pão a levedar).
“Assim cresça esta massinha no forno como a graça de Deus pelo mundo todo” (quando vai para o forno).
Após a massa amassada, foi dividida pelos grupos, ficou a levedar e, de tarde, as crianças fizeram pão e debulharam o milho. A esta família que preparou, de forma excelente e sem esquecer nenhum pormenor, esta atividade e, gentilmente, a partilhou com todas as crianças do Pré-Escolar, proporcionando divertidos momentos de aprendizagem o nosso MUITO OBRIGADO!













