Pão por Deus – uma tradição portuguesa

A tradição Pão por Deus foi novamente celebrada na EB Monsenhor Elísio Araújo, envolvendo de forma muito especial os alunos e as suas famílias. A atividade, proposta pela professora Paula Simões e realizada no âmbito da disciplina de Educação Moral e Religiosa Católica, levou os alunos, com a colaboração das suas famílias, a confecionar sacos alusivos ao Pão por Deus, tornando o momento ainda mais significativo. O ambiente foi de grande alegria e espírito comunitário, refletindo o verdadeiro significado desta tradição popular.

Os alunos tiveram também a oportunidade de conhecer melhor a origem histórica do Pão por Deus, uma prática que remonta ao século XVIII e que simboliza solidariedade, ajuda ao próximo e gratidão. Esta explicação foi apresentada aos professores e aos alunos através de pequenas dramatizações.

A iniciativa revelou-se um enorme êxito, não só pela participação ativa das famílias, como também pelo envolvimento dos alunos, que demonstraram interesse em preservar e valorizar as tradições culturais portuguesas.

A escola agradece a todos os que contribuíram para tornar este momento tão especial e enriquecedor para toda a comunidade educativa.

Obrigada pela participação!

Comments are closed.

Cantina

Escola Básica de Vila Verde

Horário: 12h15 às 14h15

Escola Básica Monsenhor Elísio Araújo

Horário: 12h15 às 14h15

Bufete

Escola Básica de Vila Verde

Manhã: 08h15 às 11h25

Tarde: 15h15 às 16h30

Escola Básica Monsenhor Elísio Araújo

Manhã: 08h15 às 11h25

Tarde: 15h15 às 16h30

Reprografia

Escola Básica de Vila Verde

Manhã: 09h00 às 12h30

Tarde: 14h00 às 17h00

Escola Básica Monsenhor Elísio Araújo

Manhã: 09h00 às 12h30

Tarde: 14h00 às 17h00