Alunos da EB de Soutelo visitam CMIA de Viana do Castelo

Os alunos do primeiro e segundo anos da Escola Básica de Soutelo visitaram o Centro de Monitorização e Interpretação Ambiental de Viana do Castelo (CMIA).

A visita foi acompanhada pelas monitoras do centro e desenvolveu-se numa vertente lúdico-pedagógica.

O CMIA adaptou a versão original da história “Heróis da Horta”, da autoria de Ulf Stark e Charlotte Ramel, a um teatro de fantoches que deu a conhecer aos alunos os trabalhos/tarefas a realizar numa horta assim como a diversidade de vegetais e legumes que se cultivam na nossa região. No final da história, os alunos construíram um vaso a partir de matérias recicláveis e realizaram a sua sementeira.

Teve especial interesse a observação do mecanismo de um moinho de marés e todos estiveram muito atentos à explicação do seu funcionamento, pois apresenta caraterísticas diferentes dos moinhos que já conheciam.

No final da visita percorreram alguns espaços do parque e foi possível observar algumas espécies de aves que, menos tímidas, esvoaçavam junto ao grupo.

Foi um momento de sensibilização para a necessidade de respeitar e preservar o meio ambiente, habitat de tantas espécies animais.

Foi uma manhã muito agradável, passada em grande parte ao ar livre, em saudável convívio com a natureza.