Alunos do 5.º ano visitam Braga

Museu Arqueológico D. Diogo de Sousa e Bracara Augusta romana

Nos dias 2 e 28 de fevereiro, realizou-se uma visita de estudo para os alunos do 5.º ano do nosso Agrupamento ao Museu de Arqueologia D. Diogo de Sousa. Os alunos da EB de Vila Verde visitaram, também, as Termas Romanas, Fonte do Ídolo e Domus da Sé Velha e os da EB Monsenhor Elísio Araújo foram, também, ao cinema. Esta visita foi organizada pelo grupo disciplinar de História e Geografia de Portugal e também pelos grupos disciplinares de EMRC e Educação Musical da EB Monsenhor Elísio Araújo.

O filme assistido foi: “As Múmias e o Anel Perdido”. E esta atividade teve como objetivos, proporcionar a interatividade entre os alunos, apresentar o cinema como fonte de cultura e aprendizagem e desenvolver, a partir do gosto pelo cinema, o senso crítico.    A visita ao Museu pretendeu desenvolver o gosto pelo estudo do passado e pela preservação do património local e nacional. As alunas do 5.º B, da EB Monsenhor Elísio Araújo, também apresentaram uma música/ dança romana. Pretendeu-se, com esta visita, educar o sentido estético e desenvolver a capacidade de apreciação de diferentes formas de expressão artística (música, pintura, escultura, cinema, dança), bem como proporcionar aos alunos experiências que permitam o seu desenvolvimento pleno e participar em atividades que promovam aprendizagens em diferentes contextos pedagógicos.

Esta iniciativa consta do Plano Anual de Atividades e serviu como complemento e consolidação das aprendizagens lecionadas nas disciplinas referidas.

Considerando a avaliação de alunos e professores os objetivos foram plenamente atingidos e a visita foi um sucesso, muito do agrado dos discentes.