Arte e Cutura dos séculos XVII e XVIII

Igreja matriz de Pico de Regalados

No dia 30 de maio de 2023, as turmas do 8.º ano da EB Monsenhor Elísio Araújo tiveram uma aula de Matemática, Português, História, Educação Visual e Música na igreja paroquial de Pico de Regalados, em torno da temática da Arte e Cultura dos séculos XVII e XVIII.

Mais diretamente relacionado com a disciplina de Matemática, os alunos puderam aplicar os seus conhecimentos envolvendo o número de ouro (número irracional) e a série de Fibonacci. Sobre a fotografia do Retábulo-Mor da Igreja do Pico de Regalados, conseguiram gerar a espiral de Fibonacci e o respetivo retângulo de ouro que é um objeto matemático que marca forte presença no domínio das artes, nomeadamente na arquitetura e na pintura.

No âmbito da Literatura e Cultura do século XVII, as alunas Ana João, do 8.º A, e Cristiana Silva, do 8.º C, dramatizaram a leitura de excerto do Sermão da Sexagésima, do Padre António Vieira, tendo havido oportunidade para abordar a importância do autor na cultura e sociedade portuguesa e brasileira do seu tempo.

No domínio da História da Arte, foram aprofundados conhecimentos sobre André Soares e o estilo rococó, a partir da exploração do altar-mor e demais talha da igreja, conduzida pelo professor doutor Eduardo Pires de Oliveira.

No domínio da Música, a professora Laura Gomes e o professor Tiago Brás enriqueceram, em muito, a atividade, surpreendendo o auditório com a sonoridade do órgão de tubos da igreja, que data do século XVIII, explicando o seu funcionamento, bem como as características da música barroca, num interessante exercício comparativo entre Canon in D, de Pachelbel, e Let it be, de The Beatles. A culminar as atividades, a Orquestra de Cordas da Academia de Música de Vila Verde, dirigida pelo professor Rúben Fangueiro, interpretaram Musette in D Major, de J. S. Bach, e Sarabande, de G.F. Händel, arrancando animadas palmas de alunos e alguns encarregados de educação presentes. Ao Diretor pedagógico da AMVV, maestro Idílio Nunes, agradecemos a colaboração.

De registar a agradável presença do professor José Gama, primeiro presidente do Conselho Diretivo da Escola Básica Monsenhor Elísio Araújo, cuja presença muito honrou a escola.

Um agradecimento final e muito particular ao senhor Costa e ao senhor padre Senra que, mais uma vez, colaboraram com a escola nesta iniciativa de enriquecimento científico e cultural dos nossos alunos e de valorização do património histórico-cultural da região.