Entre os dias 7 e 21 de novembro, o Cinanima, Festival Internacional de Cinema de Animação, que decorre anualmente na cidade de Espinho, desenvolveu, em paralelo com o programa oficial do Festival, o programa Cinanima vai às Escolas, de molde a melhorar a literacia fílmica das crianças e jovens.
Assim, foram disponibilizados às escolas programas para os diferentes ciclos de educação e de ensino, cada um deles com um conjunto de cerca de uma dezena de curtas-metragens.
Aproveitando a oportunidade, a equipa do Plano Nacional do Cinema da EBMEA exibiu uma grande parte dos filmes disponíveis ao universo dos seus alunos.
A totalidade das crianças do pré-escolar assistiu a diversos filmes, entre eles Doce, Doce Ano, de Archil Kukhianidze, ou Carbosee – O Jardim Secreto, de Filip Gaparociv Melis.
A totalidade dos alunos do 1.º ciclo assistiu a filmes como A Gárgula Solitária, de Anne Hessel e Alex Freeman, ou O último tiroteio… Até Agora!, de Pablo Tréhin-Marçot.
Um largo número de turmas dos segundo e terceiro ciclos assistiram, entre outros, a A Margarida Cheddar, de Liselotte Macagno; Monstro, de Piers Goffart e Eric Grossmann, ou Auto-Estrada dos Cães, de Carlos Rueda.
No total, estima-se que 400 alunos, em sala de aula, mas sobretudo no Auditório escolar, assistiram às curtas-metragens exibidas.
Para além das temáticas abordadas nas curtas-metragens, como o equilíbrio entre o turismo de massas e a preservação dos espaços naturais; o abandono dos animais; o respeito pela diferença; o espírito maternal; a aceitação pessoal, foi possível também verificar diferentes técnicas de animação como desenho, recortes, modelagem, em duas ou três dimensões, com recurso a tecnologias tradicionais ou através de computador.
Globalmente, para não dizer unanimemente, os alunos avaliaram o programa exibido como Muito Bom.