Dia do Aluno na Escola Básica de Vila Verde

O dia 14 de junho foi de festa na Escola Básica de Vila Verde. O “Dia do Aluno” está integrado no Plano de Atividades do Agrupamento e contou com a participação dos alunos do quinto ao nono ano de escolaridade e da comunidade educativa em geral.

Depois da receção dos alunos nas salas de aula, seguiu-se a homenagem à professora Cacilda Sousa com a presença de dois dos irmãos. A cerimónia teve lugar na entrada da escola, com a mostra de um projeto que outrora a professora realizou. Trata-se de um cubo que tinha espelhos para refletir o que se passa na escola para o exterior. Com o tempo os alunos foram destruindo e agora tem uma obra da professora Cacilda para recordar a sua arte.

Depois, os alunos puderam percorrer livremente, durante toda a manhã, as diferentes atividades que decorriam no recinto escolar, sempre com a supervisão de professores e assistentes operacionais.

A “Mostra de Talentos” deliciou quem lá esteve, com peças de teatro; dança; canto, instrumentos e pintura. Sem dúvida que há talentos na Escola Básica de Vila Verde!

Para os alunos do 3.º ciclo, “amantes” da Matemática, decorreu o “Campeonato do SuperTmatik”.

Na área das ciências, os alunos tiveram oportunidade em aprender a fazer “Creme das mãos”.

Foram vários os alunos que visitaram a exposição “Mostr’Arte na Biblioteca”, referente a trabalhos realizados nas disciplinas de Educação Visual e Educação Tecnológica.

O Desporto não poderia faltar, com os torneios interturmas, no 7.º ano, de basquetebol e no 9.º ano, futsal, terminando com o jogo de futsal entre a turma vencedora e os professores (sempre enriquecida com os nossos antigos alunos “Chiquinho” e “Licas”). Como seria de esperar, as claques enchiam os espaços envolventes dos diferentes jogos.

A “Mostra Intercultural”, organizada pela professora Conceição Costeira em parceria com a Associação de Pais e Encarregados de Educação, teve como principal objetivo mostrar as diferentes culturas de mais de uma dezena de países representados na escola pelos alunos que a frequentam. Esta iniciativa teve um grande impacto e um enorme sucesso no decorrer da atividade.

Ainda no exterior da escola foi possível fazer um rastreio visual na carrinha do Centro Ibérico de Vila Verde.

A feira de produtos frescos da horta pedagógica visou dar a conhecer à comunidade educativa do Agrupamento quais os produtos biológicos cultivados na horta, sendo uma das atividades do Projeto Eco-Escolas da EBVV.

Obrigada a todos os que contribuíram para que o “Dia do Aluno” fosse um dia de festa na Escola Básica de Vila Verde.