No dia 21 de março, sexta-feira, realizou-se uma palestra no Auditório da EB MEA com a colaboração dos Bombeiros Voluntários de Vila Verde, no âmbito de uma atividade do PAA, do grupo 510.
Sendo este um dia de várias comemorações – Dia Mundial da Árvore, Dia Internacional da Floresta, Dia Internacional para a Eliminação da Discriminação Racial, Dia Mundial da Marioneta, Dia Internacional do Perfume, Dia Internacional da Trissomia 21, Dia Europeu da Criatividade Artística e Dia Mundial da Poesia, – a biblioteca escolar juntou-se a esta palestra com a leitura de poemas relacionados com estas temáticas.
Os alunos do 8.º C e do 8.º A apresentaram aos colegas presentes e aos palestrantes os poemas “Cortar”, “Que o silêncio”, de Matilde Rosa Araújo, e “Velhas Árvores”, de Olavo Bilac; e os poemas “Negra”, de Luísa Ducla Soares, e “A cor que se tem”, de Maria Cândida Mendonça. Estes poemas foram criteriosamente selecionados, para alertar os alunos para o papel fundamental das florestas na qualidade de vida na Terra e também consciencializá-los para a importância da luta contra comportamentos racistas e a discriminação racial. A poesia pode e deve levar à reflexão e à transformação de mentalidades.

