EB Monsenhor Elísio de Araújo comemora 25 de Abril

Em sessão à distância com as escolas parceiras do projeto Erasmus+ Cultural Heritage and ICT

No dia 22 de abril realizou-se uma sessão comemorativa do 25 de Abril, numa atividade conjunta da Escola Básica Monsenhor Elísio Araújo com escolas da Turquia, Roménia, República da Macedónia do Norte e Lituânia, parceiras do projeto Erasmus+ Cultural Heritage and ICT – coordenado pela professora Graça Pereira –, através da plataforma digital Zoom. Foi uma oportunidade para manter as escolas em contacto nestes tempos de pandemia, compensando a ausência do contacto presencial.

Nesta atividade, pela nossa escola, bem como pela Academia de Música de Vila Verde, estiveram envolvidos alunos das turmas 5.º D e 6.º C, da classe de Coro da professora Raquel Fernandes, que cantaram Grândola Vila Morena, orientados na apresentação pela professora Laura Gomes. Alunas do 9.º A apresentaram um trabalho sobre a emancipação feminina, em Língua Inglesa, fruto do trabalho realizado nas disciplinas de Português, da professora Laurinda Queirós, e de Inglês, da professora Sandra Marques. Os alunos do 9.º E, nas disciplinas de Português, da professora Eliseth Miranda, de História, do professor Henrique Matos, e de Inglês, da professora Sandra Marques, de Educação Visual, da professora Alexandra Lago, prepararam poemas de Sofia de Mello Breyner Andresen, em línguas portuguesa e Inglesa, assim como uma apresentação em língua Inglesa sobre a Revolução dos Cravos, no âmbito das aulas de História – CLIL. O professor Manuel Flores apoiou tecnicamente a sessão.

Das escolas parceiras houve a apresentação de canções tradicionais e outras (Roménia e Lituânia), mensagens alusivas ao 25 de Abril (Turquia) e uma apresentação dos regimes políticos português e macedónio.

A apresentação macedónica terminou com a citação de Manuel Alegre: Foram dias foram anos a esperar por um só dia. Alegrias. Desenganos. Foi o tempo que doía com seus riscos e seus danos. Foi a noite e foi o dia na esperança de um só dia.