Espaço-Casa: um projeto de e para todos

No dia 16 de outubro de 2019, o Agrupamento de Escolas de Vila Verde inaugurou, na Escola Básica Monsenhor Elísio Araújo, um Espaço-Casa.

No âmbito do centro de apoio à aprendizagem, o Espaço–Casa insere-se num conjunto de respostas educativas disponibilizadas pelo Agrupamento de Escolas de Vila Verde e funcionará numa lógica de serviços de apoio à inclusão e, por conseguinte, à melhoria da participação dos seus alunos no contexto escolar.

Imbuído neste espírito, procurando garantir a todos os alunos a equidade e a igualdade de oportunidades de acesso ao currículo, este espaço destina-se a todos os alunos do agrupamento, quer eles estejam sujeitos a medidas universais, a medidas seletivas ou a medidas adicionais de apoio à aprendizagem e à inclusão (cf. artigos 8.º, 9.º e 10.º do Decreto-Lei n.º 54/2018, de 6 de julho).

Este espaço agrega diferentes ambientes – espaço de novas tecnologias, cozinha, sala, quarto, casa de banho e ateliê – e visa proporcionar aos alunos do agrupamento uma aprendizagem estruturada e significativa, articulando a teoria com a prática. Dado que se pretende fazer das tarefas da casa tarefas autênticas, ou seja, atividades que correspondam às práticas quotidianas, este projeto poderá funcionar, por um lado, como um laboratório de preparação para alguém que ainda se encontra em fase de aprendizagem. Por outro lado, a colaboração de diferentes disciplinas do currículo, como, por exemplo, na elaboração de receitas, na elaboração de textos informativos, na produção de cartazes, na organização de exposições sobre assuntos vários, na decoração do espaço, na preparação de refeições e na lecionação de aulas, irá desenvolver nos alunos o próprio sentimento de participação, de pertença à comunidade escolar, uma vez que o seu envolvimento em projetos significativos valoriza as suas ações e projeta-os como autores.

Nestes pressupostos, este projeto converge com o Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória, caracterizando-se não só pela sua abrangência como também pela sua transversalidade. Sustentado nas áreas de competências daquele documento, o projeto Espaço–Casa procura ligar o saber ao saber fazer, potenciando nos alunos o desenvolvimento da linguagem (área de competência “Linguagens e textos”); o desenvolvimento da autonomia (área de competência “Desenvolvimento pessoal e autonomia”); a melhoria da interação interpessoal (área de competência “Relacionamento interpessoal”); a aquisição de hábitos de saúde e bem-estar (áreas de competências “Bem-estar, saúde e ambiente” e “Consciência e domínio do corpo”); o gosto pela expressão artística e a criatividade (área de competência “Sensibilidade estética e artística”); o aprofundamento do pensamento/raciocínio e do espírito interventivo (áreas de competências “Pensamento crítico e pensamento criativo” e “Raciocínio e resolução de problemas”); o domínio progressivo dos instrumentos de informação (área de competência “Informação e comunicação”).

A concretização destes propósitos implica um trabalho colaborativo, interdisciplinar no planeamento, na realização e na avaliação do ensino e das aprendizagens. Este é um dos princípios estabelecidos no Decreto-Lei n.º 55/2018, de 6 de julho, e que o Agrupamento de Escolas de Vila Verde, também no quadro deste projeto, pretende implementar.