Espetáculos músico-teatrais na EB n.º 2 de Vila Verde

No passado dia 13 de dezembro apresentou-se, na Escola Básica n.º 2 de Vila Verde (centro escolar), o resultado do workshop de expressão dramática* dirigido às crianças da educação pré-escolar e aos alunos do 1.º ano do 1.º ciclo.

Cada grupo/ turma participou em sessões que tinham por base o trabalho sobre e a partir do corpo, da voz e do jogo dramático, sendo de destacar que o projeto abrangeu, pela primeira vez, crianças da educação pré-escolar.

O trabalho realizado com os grupos de pré-escolar partiu de propostas músico-teatrais, nas quais se colocou o foco no trabalho sobre a voz cantada e sobre a expressão corporal. Foi realizado tendo como ponto de partida as obras “Manual para a Construção de Jardins Interiores” e “Enciclopédia de música com bicho”, da autoria da Companhia de Música Teatral. O resultado deste processo deu origem a 2 espetáculos músico-teatrais: a “Metamorfose” realizada pelos grupos 1, 2 e 5 e o “Corridinho”, realizado pelos grupos 3 e 4.

No que diz respeito ao trabalho realizado com as turmas A, B e C do 1.º ano, este teve como foco o trabalho ao nível da expressão corporal e verbal, da socialização e da concentração, no sentido de contribuir para uma adaptação com sucesso ao 1.º ano. O resultado deu origem à dramatização da obra “O casamento da gata”, de Luísa Ducla Soares, realizada pelas três turmas.

No total, o projeto envolveu cerca de 200 crianças e foi realizado em articulação entre a técnica de expressão dramática e teatro e as educadoras/ professoras titulares de turma de cada um dos grupos/ turma.

De destacar, igualmente, a colaboração da professora de apoio, da professora de Educação Especial, das estagiárias do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico, das assistentes operacionais e dos encarregados de educação.

* inserido na medida “Aprender pela arte – a expressão dramática, a expressão do sucesso” do PDSPC (Plano de Desenvolvimento Social, Pessoal e Comunitário) do PNPSE (Plano Nacional de Promoção do Sucesso Educativo)