Exposição sobre dieta mediterrânica na EB de Vila Verde

A dieta mediterrânica é um exemplo de alimentação saudável e é considerada Património Cultural Imaterial da Humanidade pela UNESCO.  É, sem dúvida,  uma herança cultural que representa muito mais do que um conjunto de receitas simples, ricas e saudáveis.  Baseia-se num estilo de vida equilibrado que privilegia a água, os cereais (de preferência integrais), os legumes, as leguminosas e a fruta. E o azeite como a principal gordura. No prato, o maior espaço destina-se às hortícolas.

Mas as formas de confeção e de consumo são também muito importantes. Cozinhados simples são os reis do menu. Ao mesmo tempo, o convívio salutar à volta da mesa, tão praticado pelos portugueses, é uma característica profunda da dieta mediterrânica.

As vantagens da dieta mediterrânica para a saúde são claras. “Diversos estudos associam a dieta mediterrânea a uma maior longevidade e a uma diminuição do risco de desenvolvimento de algumas doenças, nomeadamente doenças crónicas e cardiovasculares”. Para a promover na nossa Comunidade Educativa, realizamos nesta semana dedicada à alimentação, uma exposição com muitos trabalhos realizados pelos alunos das turmas do sexto ano da EB de Vila Verde. É importante referir que muitos destes trabalhos tiveram a colaboração dos pais e encarregados de educação, que, obviamente, tiveram também de a estudar. Este pequeno vídeo ilustra a dedicação e empenho dos nossos alunos na divulgação deste Padrão Alimentar.

Nota: A Dieta Mediterrânica, em 2010, foi inscrita na Lista Representativa do Património Cultural Imaterial da Humanidade por Espanha, Itália, Grécia e Marrocos. A classificação foi estendida a Portugal, Chipre e Croácia a 4 de dezembro de 2013.