Exposição sobre o Dia Internacional da Mulher

No âmbito da comemoração do Dia Internacional da Mulher, o grupo de Francês promoveu um trabalho de enriquecimento curricular junto dos alunos que frequentam a disciplina na Escola Básica de Vila Verde, assim como na Escola Básica Monsenhor Elísio Araújo.

Este trabalho visava divulgar à comunidade escolar mulheres francesas notáveis que, com a sua coragem e o seu génio, talento, empreendedorismo e pioneirismo, ousaram desafiar os cânones vigentes e deixaram o seu cunho pessoal, fazendo avançar a humanidade e tendo permitido às mulheres usufruir dos mesmos direitos e deveres que os homens.

Essas mulheres deixaram uma marca indelével no âmbito da ciência, da medicina, da investigação científica, das artes (cinema, música, escultura, pintura, literatura), da filosofia, da política, do direito, da moda, do desporto, da astronomia, do empreendedorismo, da aviação e exploração espacial, do ativismo, etc.

O trabalho teve uma vertente artística e linguística, uma vez que contou com a colaboração do professor Nuno Gomes, professor da disciplina de Educação Visual, na qual os alunos fizeram retratos alusivos às personalidades e com a professora de Português, Alice Mendes que, em parceria com os professores de Francês, trabalhou as biografias expostas.

Jeanne D’ArcOlympe de GougesMadeleine BrèsMarie Curie, entre tantas outras personalidades, fizeram história e merecem ser celebradas, por terem lutado pela emancipação das mulheres, abrindo caminho para a igualdade de género.

Obrigada a estas mulheres por deixarem o seu legado para um mundo mais igualitário, mais justo e menos misógino.

Para assinalar a data, na cantina das duas escolas, houve uma ementa francesa.