No dia 17 de dezembro, o último do 1.º período, realizou-se a Festa de Natal da Escola Básica de Vila Verde, atividade que preencheu o polivalente, de manhã com os alunos e professores do 2.º ciclo e de tarde com os do 3.º ciclo.

Canções, danças, músicas instrumentais, teatro, declamações de poemas, concursos, trial, e uma original (no que à Festa de Natal diz respeito) after party fizeram parte do programa. Foram ainda entregues os prémios do Corta-Mato Escolar e criação do logótipo do novo Clube das Ciências “Eureka“. Paralelamente, no exterior, houve atividades de angariação de fundos para as visitas de estudo dos anos finalistas.

As atividades decorreram com muita alegria e entusiasmo. A organização agradece o contributo de todos os que participaram na iniciativa: os alunos que atuaram, os professores que os ensaiaram e acompanharam e a todos os que embelezaram e limparam o espaço. 

Uma palavra especial ao contributo dos professores José Carlos Gomes, Ana Rosa Gomes, Carlos Sousa e Miguel Machado, às assistentes operacionais Cristina Costa e Carla Matos, bem como aos alunos apresentadores (Sheila Rodrigues e Afonso Carvalho, do 2.º ciclo, e Vitória Oliveira e Alícia Ayock, do 3.º ciclo) e ao DJ Dudas (Duarte F. Pereira).

A Festa de Natal iniciou-se, em cada turno, com a mensagem proferida pelos apresentadores: 

“Dezembro é o mês de Natal, se bem que, como escreveu Manuel Sérgio: «O Natal é quando o Homem quiser!»
E Natal é tempo de celebração, de união, de família, de um sentimento de esperança que se renova a cada ano. Deixemos que o Natal aconteça dentro de nós. Deixemos que o Natal habite em nossos corações e que os melhores sonhos de cada um se tornem realidade.
Façamos festa! Mas, o nosso pensamento está também com quem não estão cá e com TODOS os que não terão festa: os doentes, os desempregados, os desamparados, os que passam fome, … Enfim, infelizmente, a lista é imensa. Mas, sugiro ter em mente todos aqueles que são vítimas das inúteis guerras, especialmente as crianças, as mulheres, os mais idosos e civis.
É urgente acabar com as GUERRAS! O famoso maestro neerlandês, André Rieu, disse um dia que “… Se fosse político ofereceria violinos em vez de armas. E então não haverá mais guerras”. Sejamos, pois, o «exército» das Artes e Humanidades”.

Paulo de Torres-Lima, coordenador da Comissão de Atividades da EBVV

Comments are closed.

Cantina

Escola Básica de Vila Verde

Horário: 12h15 às 14h15

Escola Básica Monsenhor Elísio Araújo

Horário: 12h15 às 14h15

Bufete

Escola Básica de Vila Verde

Manhã: 08h15 às 11h25

Tarde: 15h15 às 16h30

Escola Básica Monsenhor Elísio Araújo

Manhã: 08h15 às 11h25

Tarde: 15h15 às 16h30

Reprografia

Escola Básica de Vila Verde

Manhã: 09h00 às 12h30

Tarde: 14h00 às 17h00

Escola Básica Monsenhor Elísio Araújo

Manhã: 09h00 às 12h30

Tarde: 14h00 às 17h00