Higiene do sono da criança e adolescente

Sendo o sono um dos fatores determinantes da saúde e do sucesso escolar, no âmbito do Projeto de Educação para a Saúde (PES), realizaram-se nos dias 6 de fevereiro, na Escola Básica Monsenhor Elísio de Araújo, e no 13 de fevereiro, no Centro Escolar de Vila Verde, sessões de informação e sensibilização destinada a Encarregados de Educação dos alunos do 1.º ciclo sobre a Higiene do Sono da Criança e Adolescente.  Estas ações foram dinamizadas pela Enfermeira Catarina Carvalho da equipa da saúde escolar e pela Psicóloga Rita Araújo, nas quais foram dadas informações e conselhos relevantes sobre a Higiene do Sono, tendo por base as orientações da Associação Portuguesa do Sono e da Sociedade Portuguesa de Pediatria, dando também a oportunidade aos encarregados de educação para exporem as suas preocupações e esclarecerem dúvidas.

O público alvo mostrou-se bastante interessado no tema, reconhecendo a importância de se atuar precocemente na regulação do sono para a criação de hábitos de vida saudáveis nos seus educandos.

Esta ação constitui o ponto de partida para outras iniciativas relacionadas com a Higiene do Sono a desenvolver no Agrupamento de Escolas de Vila Verde.