“Mass training” em Suporte Básico de Vida

No dia 19 de fevereiro, no Agrupamento de Escolas de Vila Verde, foi realizada a atividade mass training em Suporte Básico de Vida (SBV) dinamizada por Técnicos do INEM, Bombeiros e Enfermeiros da Equipa de Saúde Escolar, tendo como destinatários os alunos do 9.º ano da EBMEA e EBVV.

Esta atividade foi organizada no âmbito da disciplina de Ciências Naturais em colaboração com o Projeto de Educação para Saúde (PES). Na primeira parte, no polivalente/ auditório, os alunos assistiram a uma palestra em que foram abordados os conceitos básicos sobre SBV inerentes à cadeia de sobrevivência, nomeadamente como atuar ao nível do acesso precoce ao Sistema Integrado de Emergência Médica (112). Foi apresentado o algoritmo do Suporte Básico de Vida, que se traduz num conjunto de procedimentos essenciais para a recuperação de uma vítima em paragem respiratória (PCR) até que a ajuda especializada chegue. Na segunda parte (componente prática), que decorreu no pavilhão desportivo mediante a orientação dos técnicos da equipa especializada, os alunos (organizados em pequenos grupos) treinaram os primeiros dois elos cadeia de sobrevivência, bem como a posição lateral de segurança e a desobstrução da via aérea.

A equipa PES