A convite da Dra. Valeria Salvatori, do Istituto di Ecologia Applicata (Roma, Itália), e do Dr. Francisco Álvares, coordenador português do projeto, foi assinado o Memorando de Entendimento entre o Projeto Internacional Life Wild Wolf e a Escola Básica de Vila Verde.


Este protocolo de colaboração surge no âmbito do Projeto Eco-Escolas EBVV e no trabalho desenvolvido nos dois últimos anos, nomeadamente nas atividades do trilho Eco-Lobo, iniciadas com os alunos da atual turma G do 8.º ano.
Em parceria com o Município de Vila Verde, desde longa data, foram definidos os objetivos: promover a proteção do grande predador lobo ibérico e restaurar o seu habitat, uma das condições para a sua sobrevivência. Referem os investigadores que “este protocolo pretende refletir o trabalho que já estamos a fazer com o trilho Eco-Lobo, mas também outras atividades com os alunos possam surgir até final do projeto LIFE (2027)”.

O projeto Life Wild Wolf, iniciado em 2023, prolonga-se até 2027 e envolve 8 países europeus: Portugal, Itália, Eslovénia, Croácia, Grécia, Chéquia, Alemanha e Suécia.

“O lobo (Canis Lupus) é uma espécie prioritária listada no Anexo II da Diretiva Habitats da UE. As populações recuperaram na Europa, tanto em termos de números como de espaço ocupado; o alcance da espécie aumentou mais de 25% na última década. Como resultado, esperam-se mais interações entre lobos e pessoas, com um nível crescente de habituação do lobo a alimentos de fontes humanas”.
Neste sentido, com o propósito de ultrapassar os potenciais conflitos, o Projeto Life Wild Wolf, atualmente em desenvolvimento no noroeste de Portugal, tem como objetivos:
- I) Fazer a gestão de lobos em ambientes urbanos e periurbanos, nomeadamente compreender e reduzir os fatores de habituação por parte dos lobos e definir procedimentos para gerir as interações lobo-humano em ambientes urbanos
- II) Prevenir ataques a espécies pecuárias e cães domésticos
- III) Restaurar o habitat, nomeadamente dos carvalhais autóctones, para fomento de ungulados silvestres
- IV) Avaliar as atitudes humanas, a comunicação e o envolvimento da sociedade.