Monitorização do Programa Escolas Bilingue no AE de Vila Verde

Na passada quarta-feira, dia 29 de janeiro, esteve presente no Agrupamento uma equipa da DGE e do British Council para monitorização do Programa Escolas Bilingue (PEBI), em aplicação na Escola Básica Monsenhor Elísio Araújo, na turma E, do oitavo ano, já no segundo ano de funcionamento, devidamente aprovado nas disciplinas de História, Educação Física, Ciências Naturais e Educação Visual, e na turma B, do 1.º ano, da Escola Básica n.º 2 de Vila Verde.

Na primeira parte da monitorização, a equipa constatou a implementação do Programa em contexto de aula, visualizando aulas nas turmas do 1.º ano e do 8.º ano.

Após a observação das aulas realizou-se uma reunião de trabalho com os professores envolvidos no Programa onde se realçou a riqueza do trabalho desenvolvido, tanto por parte dos professores como dos alunos.

Foi verificado pelas responsáveis enviadas pela DGE que os alunos do primeiro ano da EB n.º 2 de Vila Verde tinham grande familiaridade com o Programa e bom desenvolvimento na aprendizagem do Inglês. Também os alunos do 8.º ano tiveram uma experiência enriquecedora uma vez que, desta vez, foram eles os professores de uma turma do 2.º ano da EB Monsenhor Elísio Araújo. A aula constou de temas básicos, escolhidos, planeados e elaborados por grupos de trabalho, tendo por missão ensinar o alfabeto, os nomes dos animais, as letras e a designação das cores, assim como a oportunidade de os alunos experienciar o que é o trabalho docente. Como neste caso, a planificação da aula não foi de todo cumprida, os “teachers” pretendem dar por terminada a sua missão rapidamente, o que mostra ter sido uma atividade muito motivadora para os alunos e na qual se envolveram muito.

O alargamento do Programa PEBI (CLIL) ao segundo ciclo e a outras escolas foi um dos desafios deixados pela equipa, foram feitos alguns elogios a todos os professores envolvidos nos projetos nos diferentes ciclos e foram feitas algumas sugestões e recomendações de trabalho.