Plantação da sebe de plantas aromáticas na EB de Vila Verde

Projeto Eco-Escolas: Charco Pedagógico

Na passada quinta-feira, dia 27 de maio, decorreu na Escola Básica de Vila Verde mais uma atividade do Projeto Eco-Escolas: a primeira fase da plantação de arbustos autóctones, cedidos pela Câmara Municipal de Vila Verde.

As plantas escolhidas foram alecrins, para que se crie um pequeno ecrã vegetal no limite do nosso recente Charco Pedagógico, protegendo assim este pequeno habitat. Este Charco é uma nova ferramenta pedagógica ao serviço do Ensino das Ciências Naturais na EBVV, que permitirá aos alunos vivenciarem novas experiências pedagógicas. Nesta plantação estiveram presentes a professora Maria João e o professor Luís Vaz, a assistente operacional D. Cina e um grupo de alunos do 8.º C.

Durante quase duas horas este grupo de alunos, com a supervisão dos professores, realizaram a plantação de cerca de uma dúzia de pés de alecrim. O alecrim (Rosmarinus officinalis) é uma erva aromática comum na região do Mediterrâneo, que vive entre os 0 e os 1500 metros de altitude, preferencialmente em solos de origem calcária. Devido ao seu aroma característico, os romanos designavam-no como rosmarinus, que em latim significa orvalho do mar.

Na próxima semana será concluída a plantação desta sebe. Agradecemos aos alunos do 8.º C, que de uma forma muito intensa e assertiva promoveram esta plantação com muita alegria e satisfação. Estão de Parabéns!

Luís Beleza Vaz

(professor do grupo 230)