Programa de Liderança para a Aprendizagem concluído com sucesso

Na constante busca pelo conhecimento, o Agrupamento de Escolas de Vila Verde concluiu com elevado sucesso o Programa de Liderança para a Aprendizagem, promovido pela University College of London e pela Fundação La Caixa.

Por essa razão, depois de termos estado entre os dias 10 e 13 de julho de 2023, no Caixa Forum Barcelona, a trabalhar conjuntamente com os líderes de 18 escolas espanholas e de outras 8 excelentes escolas portuguesas num magnifico e intensivo momento formativo, estivemos depois nos dias 1, 2 e 3 de fevereiro em Saragoça em mais 3 dias de intenso trabalho. Depois de muito trabalho realizado nas nossas escolas e de excelente participação dos nossos professores do 1.º CEB, voltamos a Barcelona para a conclusão do trabalho e a apresentação de resultados.

Num programa de desenvolvimento profissional docente criado para promover a transformação educativa no nosso país, com a qualidade da Fundação “la Caixa” e dos Investigadores do Institute of Education da University College London (UCL), que é líder mundial de referência na formação docente, em colaboração com a prestigiada Investigadora do Instituto de Educação da Universidade do Minho, Maria assunção Flores.

Nesta jornada de aprendizagem e investigação, o nosso Diretor, António Alberto Rodrigues, foi acompanhado pelo Coordenador de Departamento do 1.º Ciclo, Paulo Jorge Pimenta, e desenvolveram intenso trabalho sob a orientação do investigador Mark Quinn.

As evidências internacionais indicam que a liderança pedagógica é um dos motores mais importantes da transformação educativa e um fator-chave para a sustentabilidade da inovação. A transformação educativa exige que as organizações educativas coloquem a aprendizagem no centro de toda a sua atividade e, consequentemente, que todas as pessoas que façam parte delas saibam liderar os seus próprios processos de aprendizagem e os dos outros.

A liderança distribuída foi a pedra de toque de todo o trabalho como promotora de conhecimento, bem-estar, criam um ambiente mais inclusivo, colaborativo e dinâmico, onde todos os membros da comunidade escolar se sentem valorizados e capacitados a contribuir para o sucesso da escola e dos alunos.

AEVV leva lenços dos Namorados a Barcelona

Nesta Jornada, o Agrupamento de Escolas de Vila Verde teve a oportunidade de levar o ícone identitário de Vila Verde a Barcelona.

Os elementos das Escolas que formavam a equipa portuguesa escolheram, por unanimidade e pela sua beleza, o lenço dos namorados como o símbolo do nosso Grupo de Aprendizagem.

Também foi oferecido um Lenço dos Namorados personalizado à Fundação “La Caixa”, através de Núria Vives Font, responsável do Programa de “Liderazgo para el Aprendizaje de EduCaixa”. Por todo o apoio dispensado, pelo magnífico lenço personalizado, pelas mãos mágicas das bordadeiras Vilaverdenses, agradecemos ao Município de Vila Verde, na pessoa da Sra. Presidente da Câmara.