Sessão com o Deputado Eng. Carlos Cação na EB de Vila Verde

Parlamento dos Jovens

No dia 24 de janeiro de 2023, no âmbito do projeto Parlamento dos Jovens/ Ensino Básico, o Ex.mo Senhor Deputado Carlos Cação, do Partido Social Democrata, esteve presente na Escola Básica de Vila Verde, tendo proferido uma pequena Palestra para cerca de 60 alunos, desde o sétimo ao nono ano, pertencentes às listas inscritas neste programa.

Depois de uma breve explicação sobre  a composição e funcionamento da Assembleia da República, nomeadamente o número de deputados e a composição atual do hemiciclo em termos partidários, os seus principais poderes, a importância da separação de poderes e do poder legislativo nos regimes democráticos, a composição e funcionamento das diversas Comissões Parlamentares, o Deputado Carlos Cação abordou o tema escolhido para o referido programa, neste ano letivo, para os alunos de ensino básico: «Saúde Mental dos Jovens – Que respostas e que desafios?».

No que concerne a esta temática, o Senhor Deputado lembrou a importância da promoção da saúde mental nos jovens, nomeadamente na sua promoção.

No espaço destinado ao debate, alguns alunos questionaram o Sr. Deputado acerca da influência da pandemia COVID-19 na saúde mental dos jovens; da resposta do Serviço Nacional de Saúde às necessidades de saúde mental da população; da influência positiva ou negativa das redes sociais na promoção da saúde mental; do estigma que ainda pode existir na sociedade relativamente a esta patologia; da ligação entre os problemas de saúde mental e as condições sócio económicas das pessoas e do défice de informação existente na sociedade portuguesa sobre a saúde mental.

No final os presentes foram incitados pelo palestrante a participar ativamente na vida cívica e política do país, quer ao nível local e regional, quer a nível nacional.

O nosso agradecimento ao Ex.mo Senhor Deputado Carlos Catão.

A Coordenadora do Programa

Ana Pereira