No âmbito do Mês da Poupança, que se comemora em outubro, e da dimensão da Educação para a Cidadania «Literacia Financeira e Empreendedorismo», as turmas do terceiro ciclo da Escola Básica de Vila Verde assistiram, no dia 22 de outubro, a uma sessão da responsabilidade do Banco de Portugal (Agência de Braga), dinamizada pelos seus Técnicos Superiores, Dr. Miguel Ferreira e Dra. Sara Duarte, subordinada ao tema «Gestão do Orçamento e Poupança».
A sessão teve início com uma análise às diversas funções desempenhadas pelo Banco de Portugal, destacando-se o seu papel como entidade de supervisão financeira. Seguiu-se uma abordagem à temática da gestão orçamental. No âmbito do planeamento e gestão do orçamento, os discentes aprenderam a elaborar um orçamento de acordo com os seus meios e objetivos, sendo alertados para a necessidade de compreender que os recursos existentes são limitados, enquanto as necessidades e vontades tendem a ser ilimitadas. Assim como os recursos naturais são finitos, também o rendimento disponível para a aquisição de bens e serviços o é. Neste contexto, os indivíduos não podem aceder a todos os bens e serviços que desejam, sendo necessário estabelecer prioridades nas despesas.
Os alunos ficaram igualmente a conhecer e a identificar diferentes tipos de rendimentos e despesas e, com base nessa informação, foram sensibilizados para a importância de fazer escolhas conscientes.
Relativamente à temática da poupança, os discentes compreenderam a sua importância, entendendo-a como um ato de renúncia a um consumo presente em prol da satisfação de consumos ou investimentos futuros. Perceberam ainda que a poupança permite alcançar diversos objetivos, aquisição de bens duradouros, precaução face ao futuro e acumulação de riqueza, e que a decisão de poupar pode ser influenciada tanto por fatores económicos (rendimento disponível) como por fatores psicológicos (perceção de incerteza quanto ao futuro).
Foram também elucidados sobre as diferentes formas de aplicar as poupanças, às quais estão associadas distintas taxas de remuneração e níveis de risco, bem como sobre a importância de adotar comportamentos que favoreçam a poupança e avaliar cuidadosamente as suas possíveis aplicações.
Segundo Orton (2007), a literacia financeira consiste nos conhecimentos específicos relacionados com assuntos monetários, económicos e financeiros, bem como na capacidade do indivíduo de tomar decisões informadas sobre esses assuntos. A literacia financeira está, assim, associada à aptidão para ler, analisar, gerir e comunicar sobre a condição financeira pessoal e à forma como esta afeta o bem-estar material. Inclui também a capacidade de decidir entre diferentes opções financeiras, discutir assuntos monetários sem desconforto, planear o futuro e responder de forma competente às situações do quotidiano que envolvem decisões financeiras, incluindo acontecimentos na economia global.
Estas sessões deram um contributo importante para tornar os nossos alunos mais competentes nestas temáticas.
O nosso agradecimento a todos os que, de forma direta ou indireta, contribuíram para este evento, nomeadamente ao Banco de Portugal (Agência de Braga) e aos seus Técnicos Superiores, Dr. Miguel Ferreira e Dra. Sara Duarte.
A Organização
Cármen Machado e Ana Pereira




















