Este Showcooking, dinamizado pela Dra. Marta Pinheiro, Nutricionista e responsável pelo Projeto «Cávado… com Sabor», destinou-se às turmas do sexto ano do Agrupamento e decorreu dentro de uma parceria entre a disciplina de Cidadania e Desenvolvimento e o Projeto PES.
O projeto “CÁVADO…COM SABOR” está a ser implementado pela ATAHCA em todo o território do Cávado até junho de 2024, e trata-se dum projeto de sensibilização para a alimentação saudável e sustentável integrado no PNAES (Plano Nacional Para a Alimentação Equilibrada e Sustentável).


Neste Showcooking, a Dra. Marta Pinheiro definiu a dieta mediterrânea como um conjunto de competências, conhecimentos, práticas e tradições relacionadas com a alimentação humana, que vão da terra à mesa, abarcando as culturas, as colheitas e a pesca, assim como a conservação, transformação e preparação dos alimentos e, em particular, o seu consumo.
O modelo nutricional desta dieta, tem como principais ingredientes o azeite da oliveira, os cereais, as frutas e verduras frescas ou secas, uma proporção moderada de carne, peixe e produtos lácteos, sempre com abundantes condimentos.
A dieta mediterrânica – cujo nome deriva da palavra grega díaita, que quer dizer modo de vida – não compreende apenas a alimentação, pois é um elemento cultural que propicia a interação social, verificando-se que as refeições em comum são uma pedra angular dos costumes sociais e da celebração de acontecimentos festivos.
No final de cada sessão, ainda houve tempo para uma prova de sabores, tendo os alunos saboreado a maçã «porta da loja», um produto local que foi muito apreciado. Os nossos agradecimentos à Dra. Marta e à ATACHA por esta iniciativa tão louvável.