Visita de Estudo ao Porto no âmbito do Projeto Erasmus+

No dia 6 de novembro, a turma 31 do 4.º ano da Escola Básica Monsenhor Elísio Araújo, acompanhada pela professora titular e pelas docentes de Inglês do grupo 120, participou numa visita de estudo à cidade do Porto, juntamente com um grupo de alunos e professores da Escola Torroja I Miret, de Espanha, no âmbito do Projeto Erasmus+.

A jornada teve início com a visita à emblemática Livraria Lello, um dos espaços culturais mais reconhecidos da cidade e referência mundial pela sua arquitetura e história. Seguidamente, o grupo explorou vários pontos de interesse do centro histórico do Porto, entre os quais a Torre dos Clérigos, a Avenida dos Aliados, culminando na Câmara Municipal do Porto.

Outro momento marcante foi a passagem pela Estação de São Bento, onde muitos alunos tiveram a oportunidade de ver um comboio pela primeira vez. Além disso, puderam observar os painéis de azulejos que retratam episódios significativos da História de Portugal, articulando-se de forma direta com os conteúdos explorados em sala de aula.

A visita prosseguiu até à zona da Ribeira, onde todos apreciaram a Ponte Luís I, o rio Douro, os rabelos, o teleférico e toda a paisagem envolvente, símbolo da identidade portuense.

Esta experiência revelou-se rica e envolvente, proporcionando aos alunos um contacto direto com o património histórico, artístico e cultural da cidade. Através da observação da arquitetura, da arte e da diversidade de meios de transporte (elétrico, comboio e metro), bem como da interação com falantes de outra língua, os alunos ampliaram horizontes e consolidaram aprendizagens significativas.

A atividade enquadrou-se no tema do período — “O Património” — e permitiu valorizar a nossa história, estimulando a expressão oral e escrita, a criatividade e a educação artística. Foi, sem dúvida, uma visita de estudo memorável, que uniu conhecimento, cultura e partilha num verdadeiro espírito europeu.

Comments are closed.

Cantina

Escola Básica de Vila Verde

Horário: 12h15 às 14h15

Escola Básica Monsenhor Elísio Araújo

Horário: 12h15 às 14h15

Bufete

Escola Básica de Vila Verde

Manhã: 08h15 às 11h25

Tarde: 15h15 às 16h30

Escola Básica Monsenhor Elísio Araújo

Manhã: 08h15 às 11h25

Tarde: 15h15 às 16h30

Reprografia

Escola Básica de Vila Verde

Manhã: 09h00 às 12h30

Tarde: 14h00 às 17h00

Escola Básica Monsenhor Elísio Araújo

Manhã: 09h00 às 12h30

Tarde: 14h00 às 17h00