No dia 11 de fevereiro, o Clube de Ciência Eureka da EBVV dinamizou uma palestra para celebrar o Dia Internacional das Mulheres e Meninas na Ciência, destinada aos alunos do 9.° ano. A efeméride foi proclamada pela Assembleia Geral da UNESCO em 2015, para enaltecer o papel das mulheres na investigação científica e o seu notável contributo na resposta aos problemas mundiais.
A palestra contou com a presença de três investigadoras doutoradas da Universidade do Minho, com um currículo extraordinário, que vieram partilhar as suas carreiras científicas, seus percursos académicos e científicos, a saber: a doutora Janeide Padilha, doutorada em Biofísica e investigadora na área da ecologia aquática. O seu trabalho centra-se na compreensão dos impactos das espécies não nativas e de diversos estressores ambientais e nas implicações para a biodiversidade, a conservação e a saúde humana.
A doutora Daniela Correia, doutorada em Engenharia de Materiais e investigadora no desenvolvimento de novos materiais poliméricos sustentáveis, aplicados em áreas como biomédica, nomeadamente na regeneração de tecidos, assentando nos princípios da química verde e da sustentabilidade.
A doutora Fátima Patrícia Silva Soares Gomes, doutorada em Geologia e investigadora na área mineira. A sua investigação visa contribuir para a proteção e gestão sustentável dos recursos hídricos, proteger a saúde humana e potenciar o aumento da biodiversidade em
ecossistemas impactados.
A abertura da sessão esteve a cargo do aluno do Clube, Santiago Santos, do 8.° A, e foram colocadas diversas questões pelos alunos das turmas do 9.° ano.
Foi motivadora e esclarecedora sobre o papel da Mulher na Ciência e os alunos tiveram um comportamento irrepreensível, digno de nota, por parte das senhoras investigadoras doutoradas.
Estão todos de Parabéns!













