EB Monsenhor Elísio Araújo em Vratsa, na Bulgária

Ao longo destes primeiros dias do intercâmbio em Враца, com escolas da Чехиа, Турция e България, as atividades têm sido divididas entre aulas de búlgaro e visitas a alguns dos espaços mais significativos de Vratsa, como é o caso da gruta de Ledenika, o Visit Natura – Environmental Center e as gargantas rochosas da montanha balcânica que rodeia Vratsa.

A escola Hristo Botev tem cerca de mil alunos, desde o primeiro ciclo até ao ensino secundário. Alguns dos aspetos em que mais se destaca são, para além da sua antiguidade, pois brevemente celebrará o seu segundo centenário, a modernidade dos seus equipamentos tecnológicos, entre outros, nas áreas da Química e da Biologia. De destaque também algumas salas específicas, nomeadamente as de História e Geografia, em que se particulariza o protocolo com museus da região que permite a exposição na sala de aula de artefatos de diversos períodos da pré-história e da história da Bulgária, obtidos nas diversas escavações arqueológicas em que os alunos da escola também estão envolvidos.

Atividade central deste intercâmbio tem sido a iniciação à língua búlgara. Depois de uma introdução à história da língua búlgara, iniciamos a aprendizagem do alfabeto cirílico que permitirá a leitura de palavras de uso mais quotidiano e de expressões mais comuns na conversação. Seguidamente foram abordadas regras básicas gramaticais, nomeadamente a conjugação verbal e a formação de frases simples para uma conversação elementar. Têm sido intensivas sessões aos longo destes três dias. Apesar do cansaço e das saudades que se já começam a fazer sentir, os alunos têm estado a usufruir de uma experiência única, sendo muito participativos nas atividades e demonstrando estar a gostar bastante do país.