Alunos da EBVV em Erasmus, na Polónia

No domingo, dia seis de novembro, seis alunos da EB de Vila Verde, acompanhados pela Coordenadora dos Assistentes Operacionais, Cristina Carneiro, e pelos professores Beatriz Rodrigues e João Ferreira, partiram para a Polónia para o último capítulo do projeto Erasmus+ “Robocode: workshop of young inventors is designing the future”.

Com escala em Madrid, o grupo teve oportunidade de fazer uma pequena visita à cidade, nomeadamente ao Jardim Botânico e à Praça do Sol, com o seu urso e medronheiro, símbolo da cidade.

No dia sete, já em Karczmiska, os alunos conheceram os seus amigos da Polónia, da Grécia, de Espanha, da Turquia e as famílias que os acolheram. Depois de uma calorosa receção na escola Zespol Szkol w Karczmiskach e da realização de algumas atividades relacionadas com o projeto, as diferentes equipas percorreram as ruas da Vila num peddy paper geocultural.

O dia oito foi dedicado à cidade de Lublin. Lublin é umas das nove maiores cidades da Polónia, localizada a 170 km a sudeste de Varsóvia, a 120 km da fronteira da Bielorrússia e a cerca de 100 km da fronteira com a Ucrânia. A visita à cidade de Lublin proporcionou a oportunidade de conhecer um pouco da sua história e lendas e, sobretudo, sobre a realidade vivida no campo de concentração de Majdanek. Numa visita guiada, alunos e professores foram elucidados sobre as atrocidades aí preconizadas pelos nazis, refletindo sobre a importância de tais atos não se voltarem a repetir.
Que estes projetos disseminem ideias de solidariedade e de liberdade, e contribuam para derrubar alguns dos muros que teimam em separar diferentes povos e culturas.