O clube de Ciência Viva “No pico da Ciência” proporciona aos alunos a oportunidade de conhecerem e de participarem em fóruns de Ciências. Durante este ano letivo continuamos a levar ciência ao Projeto de Educação para a Saúde (PES) e Eco-escola. Somos ambiciosos e acreditamos que o trabalho parte dos alunos. Assim desenvolvemos um projeto de tutorias.
A primeira equipa de monitores: Patrícia Coelho, Maria Rodrigues, Leonor Soares, Joana Oliveira e Maria Antónia Gomes começou a trabalhar. E de que maneira!
É de evidência científica que falamos neste Dia Mundial da Alimentação, porque as escolhas adequadas são aquelas que primam pelo rigor da Ciência. E conscientes de que o conhecimento científico é o antídoto da desinformação, o Laboratório de Nutrição da FMUL editou alguns dos principais mitos sobre a alimentação num e-book intitulado “Desmistificar com Ciência”.
No dia mundial da alimentação: programaram e desenvolveram autonomamente as seguintes atividades:
Dia 16 de outubro: A ciência está no dia mundial da alimentação – Doenças cardiovasculares no jogo do “quantas-queres”. Escrita de post-its sobre alimentos saudáveis e não saudáveis. Elaboração de um cartaz colaborativo.
Dia 17 – Jogo da alimentação: Organização por grupos de alimentos tendo como objetivo a construção da roda dos alimentos da dieta mediterrânica.
Dia 18 – Continuação das atividades de segunda e terça-feira.
Dia 19 – Jogos em Scratch: Alimentação Saudável com alunos do Ensino Especial
Dia 20 – Jogos em Scratch: Continuação do jogo Scratch.
Avaliação das atividades desenvolvidas.
Um agradecimento especial às monitoras do 7.º D que conseguiram envolver, nos intervalos saudáveis, um elevado número de alunos, docentes e assistentes operacionais.