No dia 14 de fevereiro, pelas 9 horas, decorreu na Biblioteca Escolar da Escola Básica de Vila Verde a Ação Formativa “Boas Práticas”, recomendada pela Equipa Multidisciplinar de Apoio à Educação Inclusiva (EMAEI). Esta ação teve como principal objetivo sensibilizar e melhorar as práticas educativas dos Assistentes Operacionais do agrupamento, no acompanhamento dos alunos nos diversos contextos escolares, principalmente daqueles mais vulneráveis.

Esta ação de formação foi dinamizada pela Dra. Rita Araújo, Psicóloga do Serviço de Psicologia e Orientação do agrupamento, e pela professora Luísa Barbosa, Coordenadora do Departamento da Educação Especial, tendo sido estruturada em duas partes fundamentais. Numa primeira parte, foram apresentados os principais problemas existentes no contexto educativo, os estilos educativos existentes, analisadas algumas formas de atuação, no sentido de melhorar os processos de comunicação e interação com os alunos, e as competências fundamentais, tais como, a assertividade, empatia, escuta ativa e feedback na interação com os alunos. Posteriormente foi apresentado o Perfil do Assistente Operacional e foram afloradas algumas estratégias específicas para melhorar o acompanhamento com os alunos com Necessidades Educativas Adicionais e promover a sua autonomia e envolvimento no contexto educativo.

A formação decorreu num ambiente informal, com partilha de saberes e preocupações, tendo cumprido o seu principal propósito: dotar e motivar os Assistentes Operacionais para a necessária e eficaz tarefa de acompanhar e assegurar o bem-estar dos alunos, principalmente os que apresentam uma menor autonomia ou maiores dificuldades nos processos de comunicação e/ou nas relações interpessoais.