No dia 26 de fevereiro, a turma 5 do 2.º e 4.º anos da EB de Barbudo desenvolveu uma atividade prática experimental e de campo – Orientação pelo Sol, no âmbito do trabalho final da ação de formação “Metodologias ativas experimentais no 1.º Ciclo do Ensino Básico”.
Esta atividade experimental proporcionou aos alunos aprenderem que também se pode orientar pelo sol durante o dia. Para isso, fizeram uma experiência onde tiveram a oportunidade de medir a sombra do Sol refletida no terreno a partir de um cabo de vassoura espetado no chão do recreio. Experimentaram também a orientação usando a bússola. De hora a hora, das 10 às 17 horas, foi medida a sombra, marcada no chão com pedras e feita a leitura da posição do Sol. Ao mesmo tempo, estes dados foram registados numa ficha criada para o efeito.
Esta atividade, muito bem conseguida, foi do agrado de todos os alunos, pois concluíram que a altura do Sol altera a sombra da estaca e que podemos, a partir do Sol e do comprimento da sombra, orientar-mo-nos (localizar os pontos cardeais tendo como ponto de referência a escola).