No âmbito das disciplinas de Ciências Naturais e de História, os discentes do sétimo ano de escolaridade da Escola Básica de Vila Verde realizaram, no dia doze de abril, uma visita de estudo às Grutas de Mira de Aire e ao Mosteiro da Batalha.
Antes do percurso no interior da gruta, foi feita a sua contextualização geográfica, geológica e sociocultural, através de uma apresentação eletrónica adequada ao nível etário do público-alvo. Ao longo dos 600m de grutas percorridos, os discentes observaram estruturas típicas de formações cársicas como galerias, estalactites, estalagmites e colunas, resultantes da atuação, ao longo do tempo, de águas da chuva sobre o calcário.
À tarde, depois de um reconfortante piquenique, os autocarros rumaram ao Mosteiro de Santa Maria da Vitória, vulgo Mosteiro da Batalha. Aí, divididos em três grupos, os docentes e os alunos puderam testemunhar e contemplar as características daquele belo e imponente monumento previamente abordadas e ilustradas, no âmbito da preparação da visita, em contexto de aula, nomeadamente o mais importante núcleo de vitrais medievais que é possível encontrar em Portugal.
Os alunos revelaram-se bastante interessados e participativos mostrando gosto em aprender e cumprindo com respeito as orientações fornecidas.
Assim, é possível fazer um balanço bem positivo de uma vista de estudo que contou com o envolvimento e acompanhamento de professores de disciplinas dos diferentes departamentos curriculares.