O Agrupamento de Escolas de Vila Verde está a receber a visita das escolas Marià Fortuny e Santa Marina, de Tarragona, no âmbito do Projeto Erasmus+. O grupo, composto por 25 alunos espanhóis com idades entre os 8 e os 11 anos e 8 professores, foi calorosamente acolhido com um pequeno lanche e um momento musical, proporcionado por uma aluna da Academia de Música de Vila Verde, logo no primeiro dia, na EB de Vila Verde, sede do agrupamento de escolas. Além disso, os alunos tiveram a oportunidade de conhecer os colegas portugueses do 4.º ano, que irão visitar Espanha no próximo dia 31 de março.


Durante a manhã, os visitantes fizeram uma visita guiada pela escola e participaram em diversas atividades letivas. Mesmo com a chuva, conseguiram explorar o centro de Vila Verde, visitando a Casa do Conhecimento e a Aliança Artesanal. O ponto alto foi a receção no Salão Nobre da Câmara Municipal, onde foram recebidos pela Presidente da Câmara, Dra. Júlia Fernandes.


No segundo dia, a Escola Básica n.º 2 de Vila Verde organizou mais momentos especiais. A receção contou com um momento musical preparado pelos alunos do 4.º ano e com uma sessão de poesia, dinamizada pelos alunos do pré-escolar ao 4.º ano, na biblioteca escolar. Após o intervalo, os visitantes juntaram-se aos alunos do 4.º ano numa mega-aula de Breakdance, orientada pelo professor federado André Hércules e pelo monitor Daniel Veloso, e ainda puderam interagir em demonstrações de Bee Bot, nas turmas 33 e 37.




À tarde, a turma 44 acompanhou os alunos espanhóis numa visita a Guimarães, onde exploraram o Palácio dos Duques, com direito a um teatro de marionetas, e passearam pelo centro histórico da cidade.
Têm sido dias intensos, mas repletos de aprendizagens linguísticas e culturais, fortalecendo laços entre alunos e professores dos dois países e promovendo o espírito europeu do Erasmus+.