Para assinalar esta efeméride, os alunos do Agrupamento de Escolas de Vila Verde, das turmas do 5.º ano, no âmbito das disciplinas de Educação Visual e Tecnológica e Educação Visual, criaram um laço azul que se encontra em exposição no polivalente da Escola Básica de Vila Verde, com outro trabalho dos alunos da turma E do oitavo ano, realizado na disciplina de Cidadania e Desenvolvimento.
Os alunos da turma C do 7.º ano, numa parceria entre as disciplinas de Cidadania e Desenvolvimento e Educação Visual, também construíram um laço azul, composto por diversas flores em que cada uma delas contém um dos Direitos da Criança. Este trabalho está exposto no bloco de aulas.
Em 1989, uma mulher norte-americana, Bonnie Finney, amarrou uma fita azul na antena do carro, em homenagem ao seu neto, vítima mortal de maus-tratos. Com esse gesto quis “fazer com que as pessoas se questionassem”. A repercussão desta iniciativa foi de tal ordem que abril passou a ser o Mês Internacional da Prevenção dos Maus-Tratos na Infância.
A Convenção sobre os Direitos da Criança é uma lei, aprovada pelas Nações Unidas a 20 de novembro de 1989, que procura defender os direitos das crianças. É composta por 54 artigos e um deles, o décimo nono, diz que ninguém deve exercer sobre a criança qualquer espécie de maus-tratos. Os adultos, e especialmente os pais, devem proteger os filhos contra abusos, violência e negligência. Ninguém tem o direito de maltratar uma criança.
Com estas iniciativas pretende-se sensibilizar a comunidade educativa para esta problemática, pois a responsabilidade do combate aos maus tratos na infância é de todos.
