O Agrupamento de Escolas de Vila Verde (AEVV) esteve representado ao mais alto nível na conferência “The Final Conference of the Observatory SOS: Attendance” que teve o seu início em 19 de junho de 2025, sob a coordenação e organização da prestigiada Universidade de Alicante. Neste importante acontecimento estiveram representadas a Universita Degli Studi Di Messina e o Istituto Superiore Statale “Felice Bisazza”, pela Itália, a Atatürk Üniversitesi e a Palandoken Yildizkent Nafizbey Mesleki Ve Teknik Anadolu Lisesi, pela Turquia, a Universidad de Alicante, o IES Andreu Sempere, o IES Mare Nostrum e o IES Virgen del Remedio, pela Espanha. Em representação de Portugal estiveram o prestigiado Agrupamento de Escolas Diogo de Macedo, Vila Nova de Gaia, e o Agrupamento de Escolas de Vila Verde, sob a orientação técnica da Equipa do Centro de Investigação em Estudos da Criança da Universidade do Minho. A Equipa do AEVV, acompanhada pelo seu Diretor, era constituída por cinco elementos, entre docentes, coordenadores e membros da Direção.
Com um Programa muito rico, que se revelou muito produtivo para a equipa do Agrupamento de Escolas de Vila Verde, esta Conferência Final incluía o “II International Workshop: Cross-Cultural Perspectives on Global Strategies to Address School Attendance Problems”, onde pudemos usufruir de oportunidades de partilhar as nossas estratégias para conseguir números invejáveis em temos de prevenção do absentismo escolar, assim como de aprender com as restantes instituições e refletir, através do diálogo e de trabalho colaborativo.
No âmbito do mesmo workshop, pudemos percorrer uma galeria de cartazes sobre a consciencialização da importância da frequência escolar, exibindo as contribuições dos participantes no concurso de cartazes do Projeto SOS Attendance, através da exposição dos cartazes vencedores. O Agrupamento de Escolas de Vila Verde viu três dos seus cartazes premiados nos primeiros lugares, dois na categoria Alunos e um na categoria Professor. A entrega de prémios aos vencedores será realizada, no próximo dia 14 de julho, na Universidade do Minho.








