
No âmbito do projeto “Intervisão Pedagógica: colaborar na sala de aula”, os professores do Departamento da Educação Especial, organizados em pares pedagógicos, planificaram e implementaram um conjunto de atividades destinadas a alunos com mobilização de medidas adicionais. Esta dinâmica colaborativa visou criar mecanismos estruturados e sistematizados de trabalho conjunto entre os docentes, promovendo simultaneamente a autorregulação da prática letiva.
A literatura especializada sublinha a importância do trabalho colaborativo como potenciador do desenvolvimento profissional docente, da qualidade do processo de ensino-aprendizagem e da promoção de competências inscritas no Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória. A presente proposta surge, assim, orientada pelos seguintes pressupostos:

- Reconhecimento da supervisão pedagógica como estratégia de desenvolvimento profissional e suporte à reflexão crítica sobre as práticas educativas (cf. Sá & Costa e Silva, 2016; Cristóvão, 2015).
- Valorização da escola enquanto comunidade de aprendizagem, onde todos os profissionais constroem saberes em interação (cf. Lima, 2002; Cristóvão, 2015).
- Centralidade da supervisão como processo de melhoria contínua da prática letiva, quer seja exercida por pares, coordenadores ou outros responsáveis pedagógicos (cf. Sá & Costa e Silva, 2016).
- Promoção da intervisão como estratégia dinamizadora da partilha de saberes e do trabalho colaborativo orientado para a qualidade pedagógica e o sucesso dos alunos.