A Escola de Ciências da Universidade do Minho organizou a Noite Europeia dos Investigadores – NEI2025, que teve lugar no Forum Braga. Foram dez horas de “Mostra de Ciência”, com a participação de cerca de 900 docentes, investigadores e estudantes, ocupando uma área de 5000 metros quadrados, com mais de 180 atividades científicas e 31 projetos de alunos de escolas básicas e secundárias de Braga, Guimarães e Famalicão.
O Clube Ciência Eureka da Escola Básica de Vila Verde marcou presença com os projetos realizados pelos alunos do 8.º ano do transato ano letivo, no âmbito do tema “A Luz e os Fenómenos Óticos”. Foram apresentados brinquedos óticos que se tornaram brinquedos populares em salões e feiras do século XIX, que exploram a ilusão do movimento e que levaram à invenção dos primeiros dispositivos de animação que antecederam o cinema. Hoje em dia, os brinquedos óticos são usados em kits educativos como recurso didático em ciências e arte, oficinas e museus de ciência. Todos os brinquedos óticos são para todas as idades e fizeram sucesso, tendo encantado miúdos e graúdos.
Os nossos alunos estiveram à altura do desafio comunicando com rigor os princípios científicos relacionados com o brinquedo ótico e tiveram um comportamento exemplar.








