O ICVS (instituto de investigação de ciências da vida e da saúde), da Escola de Medicina – Universidade do Minho, marcou presença na Escola Básica de Barbudo, do Agrupamento de Escolas de Vila Verde, no dia 21 de novembro, à tarde. Foram realizadas atividades de Microbiologia e Infeção com as crianças do pré-escolar e os alunos do 1.º ano de escolaridade.
Esta atividade foi organizada pela equipa de Comunicação e Divulgação Científica e Tecnológica, Celina Barros, e dinamizada pelas Investigadoras Cientistas Marcela Oliveira e Inês Pereira. Fizeram observação de microrganismos ao microscópio, fizeram slime, e outras experiências fantásticas! Como conclusão, fizeram dois cartazes com montagens, colagens e desenho sobre o que tinham observado e aprendido com estas experiências.
Estas iniciativas são muito importantes pois estimulam a curiosidade através de atividades práticas. As experiências e projetos práticos são fundamentais para motivar a aprendizagem e fixar o conhecimento de forma significativa. É inegável o papel da escola, e do ensino das ciências, no desenvolvimento da literacia científica das nossas crianças.
Obrigada, ICVS, por virem até nós!
As docentes: Conceição Rodrigues e Isabel Matos














