Abril, Mês Internacional da Prevenção dos Maus-Tratos na Infância

Para assinalar esta efeméride, os alunos do Agrupamento de Escolas de Vila Verde, das turmas B, C e D do 5.º ano, da Escola Básica de Vila Verde, no âmbito das disciplinas de Cidadania e Desenvolvimento, Educação Visual e Tecnológica e Educação Visual, com as professoras Marta Chambel, Angelina Gonçalves e Ana Rosa Gomes, construíram um laço azul que se encontra em exposição no Polivalente da Escola Básica de Vila Verde.

Em 1989, uma mulher norte-americana, Bonnie Finney, amarrou uma fita azul na antena do carro, em homenagem ao seu neto, vítima mortal de maus-tratos. Com esse gesto quis “fazer com que as pessoas se questionassem”. A repercussão desta iniciativa foi de tal ordem que abril passou a ser o Mês Internacional da Prevenção dos Maus-Tratos na Infância.

A Convenção sobre os Direitos da Criança é uma lei que aprovada pelas Nações Unidas a 20 de novembro de 1989, que procura defender os direitos das crianças. É composta por 54 artigos e um deles, o 19.º, diz que ninguém deve exercer sobre a criança qualquer espécie de maus-tratos. Os adultos, e especialmente os pais, devem proteger os filhos contra abusos, violência e negligência. Ninguém tem o direito de maltratar uma criança.

Com esta iniciativa pretende-se sensibilizar a comunidade educativa para esta problemática, pois a responsabilidade do combate aos maus tratos na infância é de todos.