Alunos de EMRC concretizam o Projeto Bereshit

O intercâmbio de alunos e professores de EMRC da Escola Básica de Vila Verde e do IES Juan de Juni – Valladolid, decorreu entre 20 e 24 de março.

Isto significa uma experiência enriquecedora e transformadora para os alunos, pois além de permitir a compreensão dos desafios globais, a troca de experiências também contribui para o desenvolvimento de valores como a solidariedade, a tolerância e o respeito. A iniciativa de trazer árvores, sementes e plantas para a horta ecológica da Escola Básica de Vila Verde, por parte da escola de Valladolid, é um exemplo de como esse intercâmbio pode ser produtivo e contribuir para a promoção da sustentabilidade ambiental.

Do mesmo modo, os alunos espanhóis também levaram sementes e plantas portuguesas para iniciar a sua horta ecológica, tendo sido inaugurado o “Espaço da Germinação”.

Os alunos espanhóis preparam algumas aulas para os alunos portugueses (e vice-versa) nomeadamente no desenvolvimento de metodologias ativas (preparação e execução de Escape Room no desenrolar das unidades letivas (UL); laboratório EMRC; teatro de fantoches a partir das UL).

Um dos dias foi dedicado a uma etapa do Caminho de Santiago, anteriormente trabalhado nas aulas sobre a arte e a história nos Caminhos de Santiago, recorrendo sempre aos primórdios do Cristianismo, até aos dias atuais (o que se acrescentou com a história/ o que se perdeu com a história?).

Os alunos espanhóis também acompanharam algumas turmas em contexto de sala de aula, podendo fazer o paralelo entre o currículo de cada um dos lados, assim como das boas práticas educativas.

Outro dos dias foi dedicado à sustentabilidade ambiental, com uma coreografia alusiva ao Dia Mundial da Água em contexto de ensino outdoor.Foi uma semana significativa para os muitos alunos do professor Justiniano Mota que participaram nas experiências de aprendizagem com os 16 alunos de Valladolid. Como disse a professora Nines de la Torre: “Desde hoy. los alumnos de España y de Portugal ya son un poco más hermanos”.