No âmbito da temática “Ecossistemas – Património Local”, os alunos do 2.º ano da Escola N.º 2 de Vila Verde têm vivido e participado em atividades educativas que os levam a reviver práticas ancestrais como a vindima, ciclo do vinho; a desfolhada, do milho à farinha e o fabrico de pão artesanal, ciclo do pão. Para além de conhecerem as vindimas como uma atividade agrícola, também experimentaram “pisar” as uvas, para perceberem o ciclo da produção do vinho. No Dia Mundial da Alimentação e do Pão realizou-se na escola uma atividade de demonstração de fabrico de pão e degustação de broa de milho e trigo cozido a forno de lenha. Experienciaram a textura das farinhas de trigo e milho, conheceram os ingredientes e os utensílios tradicionais usados no fabrico do pão.
Esta atividade só foi possível com a colaboração e disponibilidade total da D. Sandrina, mãe da Leonor Viana, do 2.º B, e D. Olga (mãe de aluno a frequentar o Jardim de Infância). Estamos gratos pela disponibilidade e dedicação proporcionada aos “nossos meninos”!
Estas iniciativas, promovidas no âmbito da educação patrimonial, tiveram como objetivo aproximar os mais jovens das tradições rurais que marcaram a identidade cultural da região ao longo das gerações, simultaneamente, os alunos desenvolveram competências práticas, sociais, ambientais e científicas, ao reconhecerem que existem microrganismos bastante úteis para o ser humano. As atividades foram recebidas com grande entusiasmo pelos alunos, que elogiaram a valorização das tradições locais no contexto escolar.

















