Alunos do 9.º ano em visita de estudo ao Porto

No dia 29 de fevereiro, os alunos do 9.º ano da EB de Vila Verde, acompanhados das/dos respetivas/respetivos diretoras/diretores de turma e das professoras Filipa Braga, Florbela Alves, Zita Barros e do professor Lino Ramos, realizaram uma visita de Estudo ao Porto, mais concretamente ao Edifício da Antiga Alfândega e ao Regimento de Sapadores Bombeiros do Porto, onde está instalado o Centro de Gestão Integrada que reúne as funções operacionais dos serviços municipais que atuam nas áreas da mobilidade, segurança, bombeiros, proteção civil e ambiente.

Na Antiga Alfândega, edifício com 164 anos de história, os alunos realizaram um percurso interpretativo pelas suas instalações onde ficaram a conhecer um pouco mais da sua história.

Seguiu-se uma atividade relacionada com o Painel Ribeira Negra de Júlio Resende, obra de arte com 40 metros de comprimento e 3 de largura e que constitui um dos ensaios do pintor para o painel azulejar situado à entrada leste do Túnel da Ribeira.

Posteriormente, no âmbito do tema: 50 ANOS DO 25 DE ABRIL E DA DEMOCRACIA, os alunos realizaram a atividade denominada «Oficina D: Democracia ≠ Ditadura», que consistiu na exploração e interpretação de imagens do 25 de Abril a partir de cartoons, caricaturas, postais e cartazes da época e atuais, bem como da representação artística de diferentes épocas e a liberdade de expressão a partir de artistas como João Abel Manta, Vasco de Castro, Luís Afonso, Cristina Sampaio, entre outros.

O périplo terminou na Exposição «O Motor da República: os carros dos Presidentes». Numa parceria com o Museu da Presidência da República, a exposição apresenta-se em 3 períodos — dos Hipomóveis aos pioneiros; O Estado Novo e as viaturas de aparato; A Democratização das viaturas presidenciais. Além dos veículos que estiveram ao serviço da Presidência da República, filmes de época e diversos objetos ajudam a ilustrar a História de Portugal e da República desde 1910 até à contemporaneidade.

Na visita ao Regimento de Sapadores Bombeiros do Porto, os alunos tiveram oportunidade de observar, com relativo pormenor, o equipamento dos bombeiros e os elementos que integram um carro de socorro, de circular pelo recinto, onde observaram os diversos veículos e outros instrumentos de apoio às populações e de visitar um pequeno museu que guarda a história do Regimento. Ao longo da visita, ficou bem patente o papel dos bombeiros, nomeadamente no combate aos incêndios, na prestação de socorro às populações em caso de incêndios, inundações, acidentes, estruturas colapsadas, busca e resgate, socorro a náufragos e buscas subaquáticas.

Mais tarde, foi dado a conhecer o Centro de Gestão Integrada (CGI), plataforma tecnológica de gestão da cidade, que opera ininterruptamente (365 dias por ano), permitindo tomar decisões/medidas de forma mais célere e potenciar uma atuação mais ágil, uma vez que integra várias entidades.

Feito o enquadramento do CGI, assistiram a três momentos de sensibilização para os riscos naturais e antrópicos, designadamente sobre as cheias e inundações, os movimentos de massa em vertentes, e sobre os riscos costeiros e incêndios urbanos.

Relativamente às cheias e inundações, foi feita a distinção entre os dois conceitos e exploradas várias imagens de Miragaia e da Ribeira com situações de cheia e inundação. Os alunos foram alertados para a importância das barragens e para o esquema de atuação em caso de alerta, que assenta na mitigação, preparação, resposta e recuperação.

No que diz respeito aos movimentos de massas em vertentes, os alunos visualizaram um vídeo com um desmoronamento e a descrição da atuação de entidades privadas e municipais na minimização dos riscos de deslizamentos de terras e desmoronamentos nas Fontainhas e junto à muralha Fernandina, na escarpa do Douro. Foi abordada a importância de se conhecer o passado destas áreas para agir antes que ocorram acidentes.