O dia 28 de outubro de 2025 é uma data histórica no Agrupamento de Escolas de Vila Verde, que teve a honra e o privilégio de receber o mais alto representante de Portugal, Sua Ex.cia o Presidente da República, Professor Marcelo Rebelo de Sousa.
Na aula com o sumário “Participação cívica dos jovens no mundo atual – Participação local, transformação global”, Marcelo Rebelo de Sousa partilhou vários momentos da sua longa vida, desde os tempos de estudante até à atualidade. Frisou a importância dos alunos “estarem preparados para a mudança” e “para resolverem problemas”. Para isso é fundamental, aconselhou, a começar por conhecer-se bem a si próprio para depois tomar as melhores decisões sobre o caminho a fazer para ser feliz. No século da comunicação, alertou-os para a importância de saberem várias línguas para melhor comunicarem as suas ideias e projetos. Um dos aspetos que referiu foi a participação cívica nas mais variadas áreas, orientada pelo valor do bem comum, do respeito pelo outro.
O Presidente da República foi recebido pelos alunos do 2.º ciclo da escola, com a apresentação de alguns números musicais ao longo do percurso até ao pavilhão gimnodesportivo da EB de Vila Verde, em articulação com a Academia de Música de Vila Verde. O Rafael Rodrigues, da Classe do professor Carlos Pinto, interpretou um música com o saxofone; seguiu-se uma música com flautas, da Classe do professor Luís Sousa, interpretada por Margarida Morais, Leonor Martins, Mariana Carvalho, Sophie Narin, Vítor Oliveira e o prof. Luís Sousa. Já no pavilhão e depois da receção calorosa pelos alunos do 3.º ciclo do Agrupamento de Escolas (EB Monsenhor Elísio Araújo e EB de Vila Verde), houve duas canções, da Classe da professora Raquel Fernandes, interpretadas, respetivamente, por Leonor Martins e Bárbara Soares. Estava dado o mote e criado o cenário para a extraordinária aula do Professor Marcelo.
O Diretor do AE de Vila Verde, professor Alberto Rodrigues, deu as boas-vindas, manifestando “a honra e o orgulho” em receber o Presidente da República.
A Presidente da Câmara Municipal de Vila Verde, Dra. Júlia Fernandes, enalteceu o concelho de Vila Verde como terra dos afetos e terra dos Lenços de Namorados, que quer “levar o amor a todo o mundo”.
No final da aula, Marcelo Rebelo de Sousa assinou o livro de honra e recebeu várias lembranças. Seguiu-se ainda um demorado almoço na escola, com a direção, o executivo camarário e convidados.
A alegria com que entrou foi a mesma com que saiu deste evento histórico, facto indesmentível da sua enorme satisfação pelos momentos vividos.
Notícia e fotografias na página da Presidência da República, aqui.























