No dia 4 de dezembro do presente período letivo, o Departamento da Educação Especial levou a cabo a atividade relativa à comemoração do Dia Internacional das Pessoas com Deficiência.

Esta iniciativa foi desenvolvida, sobretudo, na Escola Básica de Vila Verde e na Escola Básica Monsenhor Elísio Araújo.

Na Escola Básica de Vila Verde, num período de tempo prévio àquele dia, todas as turmas dos 2.º e 3.º ciclos tiveram a oportunidade de, a partir do visionamento da curta metragem “Aceitando as diferenças e aprendendo a conviver”, refletir sobre a problemática da diferença e da sua aceitação. Esta mesma reflexão, materializada através de uma frase, pequeno texto ou desenho, foi posteriormente afixada, através de um cartão, na parede do edifício de aulas da escola. Este mesmo painel continha imagens de pessoas importantes que, pese embora a sua problemática, não deixaram de ganhar um papel de destaque nos diferentes quadrantes profissionais. No dia 4 de novembro, na biblioteca escolar da EB de Vila Verde, com a colaboração das turmas do 5.º B e do 6.º B, dinamizaram-se diversas atividades. Sob a orientação da Psicóloga do Agrupamento Inês Sousa, os alunos que participaram neste evento assistiram, em primeiro lugar, ao filme “LOOP”, responderam a um quizz sobre a temática observada naquela pequena narrativa e, inspirados no filme e no tema em discussão, registaram em balões alguns sentimentos positivos e outros menos positivos. Num segundo momento, e em jeito de conclusão, rebentaram os balões com os sentimentos menos positivos, fazendo vincar a mensagem de que a verdadeira inclusão passa pela aceitação da diferença.

Num terceiro passo, visionaram um vídeo com mensagens alusivas à diferença e à importância da efetiva implementação do processo de inclusão na escola, em particular, e na sociedade, em geral. Por último, assistiram a uma pequena peça de teatro – Indiozinho –, atividade dinamizada por um grupo de educadoras do Agrupamento.

Na Escola Básica Monsenhor Elísio Araújo, as docentes Isabel Marques e Paula Fernandes realizaram, no auditório desta escola, uma breve reflexão/ apresentação digital sobre a temática em questão. Cada turma teve oportunidade, ainda, de escrever uma frase, as quais integraram um painel alusivo ao tema, sito no polivalente da escola. O referido painel contou, ainda, com diversas fotografias representativas de pessoas que conseguiram superar a diferença. Nos intervalos fez-se ouvir a música de Tony Meléndez, célebre guitarrista nicaraguense (o artista nasceu sem braços e toca guitarra com os pés).

O Departamento da Educação Especial

Comments are closed.

Cantina

Escola Básica de Vila Verde

Horário: 12h15 às 14h15

Escola Básica Monsenhor Elísio Araújo

Horário: 12h15 às 14h15

Bufete

Escola Básica de Vila Verde

Manhã: 08h15 às 11h25

Tarde: 15h15 às 16h30

Escola Básica Monsenhor Elísio Araújo

Manhã: 08h15 às 11h25

Tarde: 15h15 às 16h30

Reprografia

Escola Básica de Vila Verde

Manhã: 09h00 às 12h30

Tarde: 14h00 às 17h00

Escola Básica Monsenhor Elísio Araújo

Manhã: 09h00 às 12h30

Tarde: 14h00 às 17h00