Dia da Integração na EB de Vila Verde: uma jornada de aprendizagem e convívio

No dia 27 de junho, a Escola Básica de Vila Verde organizou a atividade do “Dia da Integração” para os alunos do 4.º ano. Esta atividade reuniu 156 alunos das escolas de Barbudo, Centro Escolar de Vila Verde, Esqueiros, Gême, Lanhas, Soutelo, Turiz, e Colégio Dom João de Aboim. Os alunos, acompanhados pelos seus professores, participaram numa série de atividades com o objetivo de facilitar a transição para o novo ambiente escolar.

A integração foi acompanhada por 30 alunos voluntários do 2.º ciclo da Escola Básica de Vila Verde, que foram guias e ajudaram os docentes a monitorizar as diversas atividades programadas.

Do programa da integração constavam atividades desportivas, realizadas no pavilhão da escola; horta pedagógica; sala de atividades do Eco-Escolas, onde os alunos organizaram jogos didáticos; a biblioteca escolar como palco de atividades de leitura, incentivando o gosto pelos livros; a sala de atividades artísticas/ expressões; e o peddy-paper pelos vários espaços da escola.

O evento culminou com um almoço-convívio na cantina da escola, onde alunos do 4.º ano, professores e alunos voluntários puderam partilhar experiências e fortalecer laços. Este momento de descontração foi essencial para reforçar o espírito de comunidade e integração entre todos os participantes.

O “Dia da Integração” na Escola Básica de Vila Verde foi, sem dúvida, um sucesso, proporcionando aos alunos do 4.º ano uma transição suave e positiva para a nova fase educativa. A colaboração entre professores, alunos do 1.º ciclo e alunos voluntários destacou-se como um exemplo brilhante de como a comunidade escolar pode trabalhar em conjunto para o bem-estar e desenvolvimento dos seus estudantes.