Identificação das Espécies Vegetais com novas tecnologias

No dia 18 de janeiro, um grupo de alunos do 6.º A iniciou mais um projeto, desta vez sobre a “Identificação das Espécies Vegetais”, presentes nos jardins da Escola Básica de Vila Verde, com recurso a uma aplicação de telemóvel, a iNaturalist.

Neste dia frio e chuvoso iniciámos as nossas primeiras tarefas, realizando a identificação de algumas espécies, nomeadamente: Quercus rubra (carvalho americano), Arbutus unedo (medronheiro), Citrus limon (Limoeiro), Punica granatum (Romãzeira), Camelia japonica (camélia) e Picea abies (abeto). Este grupo de alunos continuará ao longo do ano a realizar a identificação das restantes espécies arbóreas. A metodologia proposta para este trabalho de campo foi utilizar um “aplicativo nos telemóveis androides”, o iNaturalist ou o Pl@ntNet. Estas aplicações permitem aos alunos fotografar a planta no seu todo, ou órgãos da mesma, como o tronco, ou folhas ou flores e de imediato surgirão propostas da espécie a identificar… se tiverem dúvida consultam uma “Lista das espécies existentes nos jardins”, já elaborada em projetos de anos anteriores, e tirarão em princípio a dúvida! Uma das utilidades deste trabalho é permitir no futuro próximo a colocação de placas identificativas nas árvores dos nossos jardins.

iNaturalist – é uma aplicação de identificação de plantas que possui uma comunidade formada por mais de 400 mil cientistas e naturalistas de todo o mundo. Os desenvolvedores do aplicativo garantem que os registros pessoais compartilhados pelos utilizadores são informações importantes para aumentar a base de dados científicos para os pesquisadores que trabalham no reconhecimento da flora.

O aplicativo possibilita descobrir novas espécies, armazenar informações sobre as descobertas pessoais, receber sugestões da comunidade científica sobre o que foi encontrado e compartilhado pelo aplicativo, além de discutir sobre as descobertas. O iNaturalist está disponível para Android e iPhone (iOS) gratuitamente.