“Mass Training” em SBV para os alunos do 9.º ano

No dia 13 de fevereiro, no âmbito do Plano Anual de Atividades do Agrupamento de Escolas de Vila Verde, realizou-se a atividade Mass Training em Suporte Básico de Vida, dirigida a todos os alunos do 9.º ano das Escolas Básicas de Vila Verde e Monsenhor Elísio Araújo.

Esta atividade, dinamizada pelos professores de Ciências do 9.º ano e pelo Projeto de Educação para a Saúde (PES), foi ministrada por operacionais do Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM), bombeiros e enfermeiros da Unidade de Cuidados da Comunidade (UCC) do Centro de Saúde de Vila Verde. Visou ensinar os alunos a reconhecerem vítimas em paragem cardiorrespiratória, a transmitir a informação necessária ao 112, bem como realizar algumas manobras de Suporte Básica de Vida (SBV), dotando-os de conhecimentos que os capacitem para ajudar a salvar vidas.

Num primeiro momento, decorreu uma palestra, em que foi visionado um vídeo que deu a conhecer o modo de funcionamento do INEM, nomeadamente quais os serviços e os meios de que dispõe para prestar assistência médica pré-hospitalar. De seguida, os participantes foram distribuídos em pequenos grupos pelos diferentes formadores de modo a treinarem, em manequins, várias manobras utilizadas no SBV.

Tratou-se de uma experiência muito enriquecedora para os nossos alunos que participaram de forma ativa, com interesse e entusiasmo.