A profissão de padeiro e o património cultural estão profundamente ligados, especialmente quando consideramos o papel histórico e social que o pão tem em muitas culturas do mundo, incluindo a portuguesa.
Neste sentido surgiu o convite ao avô Carlos padeiro que veio à escola explicar às crianças as várias fases da confeção do pão até chegar diariamente à nossa alimentação.
Já depois de terem estudado o ciclo do pão, os alunos do 1.º ciclo da EB MEA puderam aprender a fazer pão, desde os ingredientes necessários, ao processo de amassar, mexer, enrolar, cortar, moldar, levedar e cozer.
O Sr. Carlos padeiro trouxe 2 fornos a lenha, que foram colocados no exterior da escola e tiveram grande impacto no desenvolvimento da atividade.
E como o dia era de festa, a música tradicional portuguesa não podia faltar. Com a ajuda de uma concertina e um cavaquinho, alunos e professores cantaram e dançaram, avivando em todos repertórios alegres de canções e melodias que fazem parte dos costumes da nossa comunidade.








