A EB de Vila Verde, este ano e mais uma vez, aceitou o desafio da ABAAE e participou na atividade “Natal Amarelo” com os alunos das turmas D e H do 5.º ano.
O “Natal Amarelo” é um desafio anual das Eco-Escolas (ABAE, Tetra Pak e Compal), para criar uma Árvore de Natal amarela e sustentável, usando principalmente embalagens de cartão para líquidos (Tetra Pak) da marca Compal, para sensibilizar para a reciclagem e economia circular.
O desafio consiste em construir uma árvore amarela com embalagens, destacando a reciclagem no ecoponto amarelo.
Como funciona :
- Objetivo: promover a reciclagem de embalagens no ecoponto amarelo e a economia circular.
- Tema: “Cria uma Árvore Amarela e faz brilhar o teu Natal!”.
- Materiais: foco principal em embalagens Tetra Pak da marca Compal (caixas de sumo, leite, etc.). Podem usar-se materiais complementares (colas, tintas), preferencialmente reutilizados.
- Cores: a árvore deve ser predominantemente amarela.
As professoras Ana Rosa, de Educação Visual, e Carla Vieira, de Ciências Naturais, orientaram os alunos das turmas D e H do 5.º ano, quando puseram mãos à obra. Os alunos recolherem durante alguns dias as embalagens Tetra Pak e depois, sob a orientação da professora Ana Rosa, construíram uma belíssima Árvore de Natal Amarela com produtos reutilizados, uma forma criativa e fantástica de mostrar à comunidade educativa que deveremos promover a reutilização/ reciclagem de materiais, levando assim à promoção de um desenvolvimento sustentável.
Resta-me, enquanto coordenador do Projeto Eco-Escolas da EBVV, agradecer a todos estes alunos e às professoras Ana Rosa e Carla Vieira a grande dedicação na participação nesta atividade e desejar-lhe sorte na candidatura ao concurso nacional deste desafio do “Natal Amarelo ” para o ano de 2026.
Luis Vaz (Coordenador do Projeto Eco-Escolas)
NB – Conceito de Economia Circular – é um modelo de produção e consumo que envolve a partilha, aluguer, reutilização, reparação, renovação e reciclagem de materiais e produtos existentes o maior tempo possível. O seu principal objetivo é estender o ciclo de vida dos produtos ao máximo, reduzindo o desperdício ao mínimo. Quando um produto chega ao fim da sua vida, os seus materiais devem ser mantidos dentro da economia sempre que possível, como um “novo recurso”.











