No âmbito dos domínios previstos em Cidadania e Desenvolvimento assim como o Objetivo 5 dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS), os alunos da turma F do 7.° ano, sob a orientação da professora Cármen Machado, organizaram uma palestra sobre “Igualdade de género”. A palestra, promovida para as turmas de 7.º ano de escolaridade, decorreu no dia 28 de novembro, no polivalente da Escola Básica de Vila Verde, e foi dinamizada pela equipa feminina do Länk FC Vilaverdense.

Este tema não é uma questão das mulheres. É uma questão de direitos humanos que deve envolver igualmente homens e mulheres, constituindo um indicador de desenvolvimento sustentável centrado nas pessoas.

“A igualdade de género não é apenas um direito humano fundamental, mas também a base para um mundo pacífico, próspero e sustentável.” – ODS 5.

Os alunos foram muito participativos e colocaram questões às jogadoras sobre a experiência e as dificuldades que normalmente encontram por serem jogadoras e mulheres.

As questões colocadas foram no sentido de compreender os direitos das mulheres e a igualdade de género no plano desportivo, contribuindo para a eliminação de estereótipos.

No final da palestra os alunos tiveram oportunidade de conviver com as jogadoras, pedir autógrafos e tirar fotografias.